Tijuca Antiga – Enzimas Em Ação Para Shopping Tijuca

Uma viagem no tempo para os tijucanos. Assim pode ser definida a exposição “Tijuca Antiga”, criada e produzida pela Enzimas em Ação para o Shopping Tijuca. Por meio de um projeto de cenografia criado especialmente para resgatar o passado da Tijuca, toda a extensão do corredor L2 do Shopping foi ambientada com elementos que remetessem à década de 30. A decoração composta por postes, bancos de praça, jardineiras floridas em uma rua de paralelepípedo induzia aos frequentadores do shopping a vivenciar uma experiência nostálgica.

A mostra foi dividida em quatro partes: a primeira (“Tijuca Antiga”), recordou imagens antigas e raras do bairro, como a construção do Estádio Maracanã, o Colégio Marista, os bondes da época, entre outros. A segunda fase (“Ilustres Tijucanos”) apresentou por meio de fotos as principais personalidades que participaram ativamente na história do bairro e do país, como Barão de Mesquita, Conde de Bonfim e Manoel Ferraz de Campos Salles. Na terceira parte (“É carnaval no bairro! Exposição do Salgueiro”), foi apresentada por meios de fotos e de troféus a trajetória do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro desde a época de 30 até os dias atuais, destacando sua conexão com o bairro e importância para a população tijucana. A última fase (“Hoje é dia de jogo: Tijuca Tênis Clube, América e Maracanã) destacou a importância do bairro tijucano no cenário esportivo, com a apresentação das principais taças e troféus ganhos pelo Tijuca Tênis Clube e fotos marcantes da história dos clubes América, Derby e Maracanã.

Durante toda exposição, foram realizadas ações interativas por promotores caracterizadas de personagens da época, como o engraxate e o jornaleiro que abordavam o público para divulgação. Um grupo de chorinho que animou as tarde se encarregou de estabelecer uma atmosfera musical nostálgica para completar a experiência lúdica dos frequentadores da exposição.